Agrofloresta que pulsa

Sobre Nós

Desde nossa fundação em 2016, temos auxiliado agricultores e empresas a estabelecerem sistemas agroflorestais regenerativos. A empresa Agrosintropia é a principal referência em consultoria especializada em sistemas agroflorestais sintrópicos, reconhecida pelo profissionalismo e compromisso com a produtividade e rentabilidade na elaboração e implantação de seus projetos. Oferecemos soluções em Projetos Agroflorestais personalizados, Projetos urbanísticos agroflorestais, roadmap de metas ESG, desenvolvimento de conteúdos educacionais, assessoria remota e gestão de projetos implantados (KPIs).

A agricultura sintrópica é uma solução baseada na natureza que guia nossos projetos.

Nossos sistemas agroflorestais são atenciosamente planejados para otimizar a produção e a lucratividade, enquanto promovem a regeneração ecológica. Nossa equipe de consultores altamente qualificados atua com cuidado e comprometimento, trabalhando lado a lado com nossos clientes desde a fase de concepção até a implantação e o acompanhamento. Nós oferecemos soluções em: Projetos Agroflorestais personalizados com foco em produção agrícola, restauração ambiental, soluções de impacto em carbono, Projetos Urbanísticos agroflorestais, Hortas orgânicas e Gestão de Projetos implantados (KPIs). Valorizamos cada aspecto da nossa parceria, buscando não apenas o sucesso financeiro, mas também a construção de relações duradouras, que gerem impactos socioambientais positivos.

Agrofloresta na Visão da AgroSintropia

A Agrosintropia vê a agrofloresta como uma forma de caminhar junto com a vida neste planeta. É uma abordagem ao mesmo tempo inovadora e ancestral que vai além dos cultivos agrícolas e florestais. Inspirada pela Agricultura Sintrópica de Ernst Götsch, nossa visão é guiada pela Sintropia, a tendência natural dos sistemas vivos a se organizarem e se regenerarem.

Essa compreensão da sintropia nos permite ver a agrofloresta não apenas como uma técnica, mas como uma filosofia de vida, uma forma de interagir com a natureza que é ao mesmo tempo científica e espiritual… LEIA MAIS

Equipe

Murilo de Lima Arantes

(Chief Executive Officer)

Agroflorestor, biólogo, com mestrado em Ecologia e Meio Ambiente, possui prática de implantação e manejo de Sistemas Agroflorestais em diversos biomas e em alguns países. Começou a estudar e colocar em prática os princípios da Agrofloresta ensinados por Ernst Götsch em 2008. Experiência com gestão de recursos renováveis em comunidades tradicionais da Amazônia. É sócio-fundador da Agrosintropia, onde trabalha como consultor e palestrante. Diretor técnico e sócio-fundador da Syntropia Hub.

Ricardo Pagliarini

(Chief Financial Officer)

Formado em Economia pela PUC Goiás, está cursando MBA Executivo em Liderança e Gestão Empresarial,  trabalha com implantação e supervisão de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Olericultura Orgânica utilizando a técnica dos Sistemas Agroflorestais desde 2015. É Sócio Fundador da Agrosintropia onde atua também como técnico de campo.

Pedro Faria Lopes

(Chief Project Officer)

Engenheiro Florestal (UnB) e mestre em engenharia agrícola (UEG), conheceu Ernst Götsch no ano de 2009 e trabalha com capacitação e implantação de sistemas agroflorestais desde 2011 participando na implantação de SAFs em diversos biomas brasileiros. No âmbito internacional, já desenvolveu ações agroflorestais em Moçambique, Colômbia, Chile e México, é produtor rural, consultor, palestrante e educador agroflorestal. Atualmente ocupa o cargo de Chief Project Officer na Agrosintropia, onde lidera projetos de desenvolvimento, planejamento e implantação de sistemas agroflorestais.

Andrei Pereira Oliveira

(Chief Agricultural Officer)

Engenheiro Agrônomo, Mestrando em Agricultura Orgânica (UFRRJ). Tem experiência com sistemas agroflorestais desde 2016. Trabalhou na produção e comercialização de frutas e hortaliças orgânicas, em San Diego, Califórnia, bem como no Brasil. Trabalha com assistência técnica em SAFs e agricultura orgânica atendendo produtores de pequena a larga escala. Atua no desenvolvimento e gestão de projetos agroflorestais, análise de viabilidade técnica e econômica de modelagem de SAFs, assim como supervisão e redação de projetos neste contexto.

João Gilberto
Peixoto Milanez

(Agroforestry Education Director)

Engenheiro Florestal, especialista em Gestão Integrada de Sistemas Socioecológicos de Produção e Mestre em Agricultura Orgânica. Trabalha há mais de 15 anos na área, ministrou cursos e implantou agroflorestas com indígenas, quilombolas, agricultores familiares, em universidades e áreas de larga escala nos biomas Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica. No âmbito internacional, já desenvolveu ações agroflorestais nos Estados Unidos, Cabo Verde, Chile e em Madagascar. É sócio fundador da International Agroforestry.

Ana Luiza Soares Bovoy

(Technical Specialist)

Agrofloresteira e criadora de abelhas, têm formação acadêmica em Engenharia Ambiental com Mestrado em Restauração Florestal com foco na preservação de polinizadores pela ESALQ – USP. Faz parte da ONG Mutirão Agroflorestal. No projeto SAF ABELHA, pesquisa e estuda espécies de plantas benéficas para as abelhas e seus arranjos em sistemas agroflorestais, por considerar que ao plantarmos para as abelhas viabilizamos um manejo de seus recursos de forma sustentável. Compartilha os conhecimentos sobre abelhas através de cursos e consultorias pelo Brasil.

Mateus Graça Generoso Pereira

(Technical Specialist)

Cientista ambiental formado na UnB, piloto de drone e especialista em geoprocessamento voltado ao planejamento ambiental regenerativo de sítios, loteamentos e fazendas de maior escala. Tendo como técnica fundamental a Escala de Permanência da Linha Chave, vem desenvolvendo produtos e serviços de organização espacial e produtiva das propriedades em que atua com uma abordagem ampla, considerando todas as camadas de planejamento e os SAF’s como elemento central, com os quais trabalha há quase 10 anos.

Consultores Técnicos Credenciados

Desenvolvemos parcerias e investimos na formação e treinamento de técnicos experientes em plantio e manejo de sistemas agroflorestais. Os técnicos credenciados na Agrosintropia estão estrategicamente localizados em todos os biomas brasileiros para que possamos atender as demandas de visitas técnicas e acompanhamento com menor custo possível para os nossos clientes, garantindo também um alto padrão de qualidade e expertise no atendimento.

A presença de um técnico agroflorestal com experiência no bioma do cliente é, sem dúvida, uma grande vantagem para que possamos desenvolver projetos e soluções personalizadas. Contudo, o trabalho de desenvolvimento e supervisão de projetos técnicos contratados é realizado pela equipe técnica da direção na sede da empresa. Além de amplo conhecimento agroflorestal, dentre nossos técnicos há também especialistas em meliponicultura, integração de animais em SAF`s, geoprocessamento, modelagem financeira de SAfs, adubação orgânica, manejo agroflorestal, viveiros, cafés especiais , bioinsumos e mecanização agroflorestal.

Caso você seja um técnico experiente e gostaria de trabalhar conosco:

Nossos Resultados

+90

visitas técnicas realizadas

+45

projetos realizados

+500 mil

árvores plantadas

+1.632

toneladas de CO2 capturado

+1.000

pessoas diretamente impactadas

5 Países

onde trabalhamos (Colômbia, Chile, Austrália, Belize e Curação)

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?