QUEM SOMOS
Como surgiu
A Agrosintropia surgiu da busca e vontade de dois jovens agricultores goianos,
Pablo e Murilo, que procuravam uma forma de trabalhar com a produção de alimentos saudáveis em harmonia com natureza e que, encontram na Agricultura Sintrópica, prática revolucionária ensinada pelo …
Murilo de Lima, Ricardo e Pablo Regino
Diretor Geral
Agroflorestor, têm formação acadêmica na área de Ciências Biológicas – Licenciatura, com mestrado em Ecologia e Meio Ambiente, possui prática de implantação e manejo de Sistemas Agroflorestais no Cerrado, Floresta Amazônica e Mata Atlântica. Começou a estudar e colocar em prática os princípios da Agrofloresta ensinados por Ernst Götsch em 2008. Em 2015 teve a oportunidade de trabalhar por seis meses em um Instituto de Permacultura e Agrofloresta em Maui no Hawaii. É produtor rural, integrante da Coordenação do MAIS (Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica).
Diretor Financeiro e de Operações
Formado em Economia pela PUC Goiás, trabalha com implantação e supervisão de Sistemas Agriflorestais (SAFs) e Olericultura Orgânica utilizando a técnica dos Sistemas Agroflorestais desde 2015.
Engenheiro Florestal (UnB) e mestre em engenharia agrícola (UEG), conheceu Ernst Götsch no ano de 2009 e trabalha com implantação de sistemas agroflorestais desde 2011. Auxiliou na implantação de sSAFs em diversos biomas brasileiros e nos anos de 2018 e 2019 trabalhou atuou como consultor em sistemas agroflorestais na Colômbia, pelo projeto Territórios Caqueteños Sostenibles por la Paz. É produtor rural no município de Pirenópolis – GO e integrante do MAIS (Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica).
Agrônoma
Agrônoma graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2015-2019), membro do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia – GEPEA UFG (2013 – 2014) – com atividades práticas dentro da universidade, plantios e organização do II Fórum Goiano de Agroecologia e visitas técnicas. Projeto de Iniciação Científica (2015 – 2016) Membro do grupo de estudos em tecnologias agrícolas – GETA UFG (2016-2018)
Bióloga
Bióloga graduada pela UEG, atuou em estudos de impacto ambiental e monitoramento de fauna nos biomas Cerrado e Amazônia. Conheceu os sistemas agroflorestais em 2015. Vem se dedicando ao aprimoramento teórico e prático dos princípios da agrofloresta e agricultura sintrópica em vivências de plantio, consultorias e cursos diversos.
Agrônomo
Engenheiro Agrônomo, Mestrando em Agricultura Orgânica (UFRRJ). Conheceu os sistemas agroflorestais em 2016, Em 2018 trabalhou um ano na ‘Chino’s Farm’ uma fazenda de produção de hortaliças orgânicas na cidade de San Diego, Califórnia. Trabalhou na assessoria técnica de produção e comercialização de hortaliças e frutas no sítio Céu do Cerrado, atendendo a feiras e uma CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura). Já atuou na implantação de diversos modelos de SAFs no bioma cerrado. Trabalha na avaliação de modelagem financeira de SAFs, supervisão e escrita de projetos.
Entrevista com Murilo – Programa Conexão Ambiental
Matérias sobre nós
Parceiros:
Ernst Götsch e sua família merecem todo o nosso reconhecimento e gratidão. Suas práticas agrícolas e pesquisas têm mostrado ao mundo que o ser humano pode e deve produzir seus alimentos em harmonia com a natureza, criando Áreas de Inclusão Permanente (AIP), onde o Agroflorestor possa viver a plenitude da sua existência. Através da forma de ver, entender e intervir nos sistemas naturais, ele vem construindo uma nova visão de agricultura, a Agricultura Sintrópica. Somos gratos por sua existência e seu valoroso trabalho em terras brasileiras!
Redes Sociais:
Rua C 255, Qd 600, Lt 01, n° 370, sala 204.
Edifício Swiss Office Tower.
Bairro Nova Suíça
Goiânia GO – CEP 74280-010
Criado por Marketing arte
A Agrosintropia surgiu da busca e vontade de dois jovens agricultores goianos, Pablo e Murilo, que procuravam uma forma de trabalhar com a produção de alimentos saudáveis em harmonia com natureza e que, encontram na Agricultura Sintrópica, prática revolucionária ensinada pelo …
suíço Ernst Götsch no Brasil, a grande inspiração para realizarem seus plantios. Por terem enfrentado dificuldades no acesso a estas práticas agrícolas ambientalmente sustentáveis em Goiânia, devido a carência de instituições e empresas que pudessem auxiliá-los, eles tiveram que buscar conhecimento por meio de cursos e vivências em outros estados. No dia primeiro de Setembro de 2016 a Agrosintropia foi criada. Com o objetivo de auxiliar pessoas, que assim como eles, buscam meios para fazer uma Agricultura que trabalhe com a força da natureza e não contra ela.
A Agrosintropia busca cada vez mais se estruturar para oferecer um serviço qualificado à todos aqueles pretendem conhecer e produzir através da Agricultura Sintrópica.
Realizamos visitas técnicas, serviços de manejo, poda de árvores e consultorias para implantação e monitoramento de SAFs e ´plantios orgânicos no campo e na cidade. Organizamos cursos de capacitação em sistemas agroflorestais sucessionais (SAFs) voltados para produção de hortaliças, fruticultura, espécies anuais “roças”, sistema silvipastoril e a recuperação de áreas degradadas. Acreditamos que podemos fazer a diferença e contribuir para melhoria da qualidade ambiental do planeta.